sexta-feira, 19 de julho de 2019

A poesia é bicho arisco e carrapicho!

Tudo está quieto,
mas ouço uma folha
esfregar-se em outras:
chocalho de árvores,
maracás frondosos
e esverdeados!

Tudo está dormindo,
mas eu sequer cochilo,
o pensamento corre
de um lado para o outro,
oras no passado,
oras no futuro,
a me embolotar o presente
com as linhas do tempo
que me cruzam, agora,
na avenida da vida
que se aponta na
quietude das horas.

Amanhã é segunda-feira
e estarei em segundo lugar
na vida que sinto agora
prenha de mim.

De vez em quando,
quando me dou a vez
de esmiuçar a partida da qual
me vou para correr no trecho
das ruas de Macapá, porque
preciso ser  alguém na vida,
me tenho e me esquivo,
sou para mim uns trocados:
tostões de gente!

Há de haver algum recinto em que
a minha existência seja inteira?
Não faço ideia, só produzo!

Sei que ralo um palavra na outra
para ver se me enxergo.

De quando em vez
é a minha vez de me pegar,
ainda que a poesia seja um bicho arisco,
esquivo, sáfaro!

Mas é também um belisco,
fuxico da vida querendo aparecer,
cochicho dos dias sobre o fulano...

A poesia é carrapicho, seco do sol,
espinhoso de espanto,
que de vez em quando
se agarra na gente, espeta o corpo
e tu se sente!

Daniel Lima




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O MENINO RHAVI Era mais uma noite que eu tinha de enfrentar espasmos horripilantes e insônias eternas. Porém, naquela ocasião os meus sent...